Normas para submissão de trabalhos científicos
- Serão aceitos resumos de conteúdo original, séries de casos relevantes, revisões integrativas ou relatos de casos relevantes.
- Não serão aceitas revisões isoladas da literatura, revisões sistemáticas com metanálises, relatos de casos sem mérito educativo ou com documentação insuficiente.
- O autor principal do trabalho deverá, obrigatoriamente, se inscrever no Congresso antes da apresentação dos resumos aprovados e concordar integralmente com estas normas.
- Os resumos devem ser enviados via internet, de acordo com o cronograma deste Congresso.
- No momento da submissão do resumo, o autor deve escolher entre Pôster ou Tema Livre.
- Cada pesquisador poderá submeter o número de resumos que desejar. Entretanto, a comissão organizadora selecionará, no máximo, seis trabalhos de cada primeiro autor.
- Os resumos serão analisados apenas após a concordância com os termos descritos nas instruções de submissão.
- Os resumos poderão ser submetidos até o dia 15/06/2025.
- Serão aceitos resumos em português, inglês e espanhol.
- Não há limite de autores e coautores do trabalho.
- O texto do resumo deve ser digitado no formulário eletrônico e conter, no máximo, 3.000 caracteres.
- O sistema de envio eletrônico dos trabalhos não permite anexar vídeos e imagens ou criar tabelas ou figuras.
- O resumo deverá ser separado nas seguintes seções: “Introdução”, “Objetivos”, “Métodos”, “Resultados”, “Conclusão” e “Suporte Financeiro”. Em “Métodos”, deverá estar explícita a informação sobre aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição de referência.
- Relatos de casos devem ser apresentados com os seguintes itens: “Introdução”, “Relato do Caso”, “Discussão” e “Suporte financeiro”. O paciente deverá assinar um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Caso a assinatura não seja possível, o autor deverá apresentar a liberação do TCLE pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição onde ocorreu o atendimento do paciente ou, ainda, carta do orientador declarando a garantia do anonimato na descrição do caso, em fotos e imagens de exames.
- Os resumos deverão ser classificados pelos próprios autores em áreas temáticas, de acordo com os temas abordados neste Congresso.
- Para cadastrar os resumos, o autor deverá informar e-mail e registrar senha de acesso à área restrita, na qual é possível enviar os trabalhos científicos com segurança.
- Após a confirmação do preenchimento da ficha de cadastro, não será permitida a retificação ou exclusão de informações, incluindo os nomes e dados dos autores.
- O autor principal deverá gerar a inscrição no Congresso e acompanhar as informações sobre o evento e o resultado da submissão dos trabalhos pelo e-mail informado no cadastro.
- Os trabalhos submetidos serão analisados por especialistas indicados pela Comissão Científica dos Congressos. As decisões divulgadas, de aprovação ou recusa, serão consideradas definitivas e não estarão sujeitas a recursos ou pedidos de revisão.
- Eventuais dúvidas relativas à interpretação destas instruções serão decididas pela Comissão Científica do Congresso e, igualmente, não estarão sujeitas a recursos ou revisões.